Lawall Laboratório Sem categoria O combate ao câncer começa pelo diagnóstico precoce

O combate ao câncer começa pelo diagnóstico precoce

O combate ao câncer começa pelo diagnóstico precoce

Em fevereiro celebramos o Dia Mundial Contra o Câncer, data dedicada a luta no combate a uma das doenças mais letais no Brasil e no mundo. Por isso, precisamos discutir e propagar todas as alternativas de atuação na prevenção e/ou no diagnóstico precoce dessa doença, visto que é a única maneira de minimizar casos mais graves e aumentar as chances de cura.

Para que você tenha uma perspectiva, no final do mês de janeiro, o Instituto Nacional de Câncer – INCA publicou uma pesquisa com alguns dados importantes e alarmantes sobre o problema.

“São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025”.

Câncer: afinal, o que é essa doença e quais são seus tipos mais comuns

O câncer engloba centenas de tipos de doenças malignas que se desenvolvem a partir do crescimento desordenado de células que se multiplicam com velocidade, ou seja, afligem adjacências, se espalhando com facilidade para outros órgãos e regiões do corpo.

Dentre as principais categorias da doença, existem os seguintes grupos: 

  • Carcinomas – origem nas células epiteliais ou mucosas.
  • Sarcomas – origem em tecidos conjuntivo como ossos, músculos ou cartilagem.
  • Linfomas e Mielomas – origem no sistema sanguíneo.
  • Leucemia – origem nas células da medula óssea.
  • Tumores neuroendócrinos -origem nas células neuroendócrinas.

Ainda segundo o INCA, “o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%)”.

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce

A descoberta do câncer em estágio inicial é algo decisivo para o prognóstico do quadro, assim, quanto antes maiores são as chances de cura.

Vivemos avanços na tecnologia e no estudos clínicos que hoje tornam esse rastreamento de doenças em fase inicial cada vez mais eficaz. Então, tudo irá depender do devido acompanhamento médico e realização de exames periódicos.

Além disso, em muitos casos o câncer é resultado de um conjunto de fatores de risco e prevenção também pode estar na adoção de hábitos saudáveis que contribuam a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

E suma, segundo o INCA e a Organização Mundial de Saúde, o diagnóstico precoce se baseia em duas estratégias. A primeira delas é o rastreamento, visando identificar qualquer vestígio da doença mesmo naqueles que não possuem predisposição. E a segunda é a detecção precoce de tumores em estágios iniciais, mediante sinais e/ou sintomas suspeitos.

Marcadores tumorais: exames de sangue que ajudam na detecção

Seja mediante o aparecimento de sintomas ou para um check-up periódico, para o efetivo diagnóstico de um quadro de câncer, a realização de exames é obrigatório e inegociável.

Os marcadores tumorais são análises clinicas que identificam as substâncias presentes em nosso sangue, produzidas pelas células ou pelo próprio tumor. Quando em níveis elevados, essa dosagem aponta a presença de algum tipo de danço, ajudando também na melhor compreensão do seu desenvolvimento ou da resposta do organismo a tratamentos. Conheça alguns desses marcadores:

AFP – a alfafetoproteína é a proteína que denuncia tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.

MCA – é normalmente solicitado para analisar suspeitas de câncer da mama. 

BTA – antígeno tumoral da bexiga, detecta o câncer no órgão do sistema urinário. Costuma ser dosado com o CEA.

PSA – o antigênio prostático é uma proteína produzida na próstata, que em casos de câncer pode demonstrar uma maior concentração. 

CA 125 – marcador utilizado para prever ou acompanhar o desenvolvimento de câncer no ovário. 

Calcitonina e Tireoglobulina – ambos podem apontar câncer na tireoide. Contudo, é importante que sejam dosados com outros marcadores, pois sozinhos podem ser inconclusivos.

CEA – pode ser dosado para diferentes tipos, mas está normalmente associado ao câncer no intestino, afetando o cólon ou o reto. 

Onde fazer seus exames para um diagnóstico precoce?

Se você está em busca de um local para fazer seus exames de check-up, incluindo aqueles de marcadores tumorais, pode procurar o Lawall. Oferecemos infraestrutura completa e corpo clínico altamente treinado e capacitado para te proporcionar a melhor experiência possível neste momento.

Lembre-se, a prevenção é sempre o melhor caminho! Entre em contato e tire suas dúvidas conosco através do site.

Related Post