Lawall Laboratório Sem categoria O que é triglicérides no exame de sangue e como controlá-lo?

O que é triglicérides no exame de sangue e como controlá-lo?

enfermeira-coletando-sangue-para-exame-de-triglicerideos

Você já ouviu falar da importância de controlar o nível de triglicérides?

Bom, primeiramente vamos entender o que isso significa. Triglicérides ou triglicerídeos são as principais gorduras presentes no nosso organismo e servem como uma reserva de energia, sendo utilizados como combustível para os músculos.

Todos nós temos triglicérides. Isso porque o nosso organismo é capaz de produzi-la (no fígado). Porém, a maior parte provém de alimentos ricos em carboidratos e gordura, principalmente de origem animal, como carnes, leite integral e queijos amarelos. Se exageramos no consumo desses alimentos, o nível de triglicérides também aumenta.

Por isso, é preciso se atentar quando os níveis estão elevados para que não haja nenhuma complicação na sua saúde, como AVC e infarto.

Como interpretar o nível de triglicérides no exame de sangue?

Indicadores da saúde metabólica, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os valores de referência para o triglicerídeos no exame de sangue são:

Maiores de 20 anos

  • Com jejum, o desejável é inferior a 150 mg/dL; 
  • Sem jejum, inferior a 175 mg/dL.

Crianças e adolescentes

  • Com jejum: 0 a 9 anos, o desejável é inferior a 75 mg/dL. 10 a 19 anos, inferior a 90 mg/dL.
  • Sem jejum: 0 a 9 anos, o desejável é inferior a 85 mg/dL. 10 a 19 anos, inferior a 100 mg/dL.

Como vimos acima, os níveis normais de triglicérides variam de acordo com a idade e também com o tempo de jejum. Níveis baixos de triglicerídeos não são perigosos para o organismo, a não ser que o valor esteja abaixo de 50 mg/dL, podendo indicar desnutrição.

Porém, níveis acima de 150 mg/dL representam triglicérides elevados em adultos – a hipertrigliceridemia – que comumente está associado a outras condições metabólicas, como obesidade, diabetes mellitus, sedentarismo, facilitando os riscos de doenças cardiovasculares. Devem ser tratados com melhora dos hábitos de vida, incluindo dieta mais saudável, praticar atividade física regularmente e redução da ingestão de bebidas alcoólicas. 

Além disso, existe outra condição, menos comum, chamada hipertrigliceridemia familiar, que tem origem genética, e seus níveis costumam ser muito elevados.

Quais os sintomas do triglicerídeo alto?

Na maioria das vezes, o aumento do triglicérides não apresenta sintomas. Mas, como há chances de aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados à obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Quando falamos em fatores de risco, qualquer pessoa com uma alimentação rica em carboidratos e gorduras e/ou que não pratique exercícios pode ser triglicérides alto. Outros fatores de risco incluem: excesso de peso ou obesidade, acúmulo de gordura abdominal, síndrome metabólica, alcoolismo, resistência à insulina, diabetes não controlado, hipotireoidismo não tratado adequadamente.

Portanto, para saber como andam as suas taxas é preciso submeter-se a um exame de sangue chamado dosagem de triglicerídeos em jejum de 12 horas.

Tratamento para triglicérides alto

Sempre com acompanhamento médico, a estratégia inicial para o controle dos níveis de triglicérides é mudar o estilo de vida. Confira algumas dicas:

  1. Reduzir o consumo de carboidratos como: açúcar, farinha branca, entre outros;
  2. Evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica;
  3. Consumir gordura boa como: castanha, linhaça, atum, abacate, entre outros;
  4. Evitar gordura processada como: embutidos, salsicha, presunto, mortadela, entre outros;
  5. Consumir mais frutas, verduras e alimentos “in natura”.
  6. Praticar atividades físicas.

No Lawall você realiza o exame de triglicérides com praticidade, segurança e os melhores preços. E lembre-se de sempre contar com a gente para te ajudar nos cuidados com a sua saúde.

Entre em contato e tire suas dúvidas conosco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post